Ligamento Cruzado Anterior (LCA)

Como é feito o Tratamento da Lesão do Ligamento Cruzado Anterior(LCA)?

O tratamento do LCA é predominantemente cirúrgico.Há uma parcela pequena da população que pode ser tratada de forma não cirúrgica.Mas isso deve ser decidido entre o paciente e o médico ortopedista especialista em joelho.Devem ser discutidos os riscos, benefícios, sintomas atuais,retorno ao esporte, demanda(atividade) do paciente e riscos futuros como osteoartrite precoce.

Na grande maioria dos casos o tratamento é a cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior(vídeo).A cirurgia é realizada atualmente pela técnica anatômica que consiste na retirada do ligamento lesionado e a sua substituição por estruturas tendíneas que ficarão posicionadas no local anteriormente ocupado pelo ligamento original.

Essa cirurgia hoje em dia é realizada de forma artroscópica, ou seja através de mínimas incisões por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos e a óptica para visualização através de uma tela de videoartroscopia. Essa técnica permite reabilitação precoce, maior precisão na cirurgia e menores riscos de complicações.

Os enxertos podem ser:

  • Flexores    
  • Patelar    
  • Quadriciptal    
  • Cadaver(tendão de aquiles)

Os tendões flexores e Patelar são os mais utilizados.Devemos  avaliar cada caso para a sua utilização.

E o pós operatório? Como é Feito?

O pós operatório da cirurgia de Ligamento Cruzado Anterior(LCA) é trabalhosa e exige disciplina do paciente.Um pós operatório bem realizado está diretamente relacionado ao sucesso da cirurgia.Em termos gerais, a maioria dos pacientes já iniciam a fisioterapia nas primeiras 24h(ideal) ou na primeira semana e seguirá um protocolo específico de reabilitação.Em média o paciente retornará às atividades cotidianas em 3 meses.O retorno aos esportes será em 9 meses e após ter sido aprovado em testes específicos realizados pelo médico e o fisioterapeuta

Contato

CIS-Centro Integrado de Saúde

Indaiatuba Hospital

Agende aqui sua consulta